quinta-feira

Receitas Criolas


Frigenote (São Vicente)
Ingredientes:
1/2 kg de fígado de porco 1/2 de rim de porco 1/2 de bofe 1/2 de costeleta 100 gr de baço 2 cebolas grandes 2 pimentos 2 dl de óleo 100 gr de margarina 1/2 dl de vinho branco 1 colher de sumo de limão Louro, cominhos, pimenta, alho, coentros, sal a gosto.
Modo de Preparo:
Em água temperada com sal e folha de louro dá-se fervura às miudezas e costeletas. Numa tábua, corta-se tudo aos bocadinhos. Numa frigideira ou panela junta-se o óleo, a margarina e a cebola picada e leva-se ao lume até esta ficar alourada. Introduz-se o picado juntamente com o vinho e tempera-se com alho, pimenta, cominhos e pimentos. Deixa-se refogar até ficar tostadinho. Com uma faca, raspa-se o baço que se introduz cru no refogado para engrossar o molho e adiciona-se o sumo de limão. Deixa-se ao lume mais dez minutos. Serve-se com ratchas* de mandioca ou rolon**.
* Ratchas - pedaços grandes.** Rolon - papa de milho (grossa).

Caldo de Peixe

Ingredientes:
1 pimentão verde
600 grs de peixe maruca
200 grs de bolombolo (courgette)
1 dl de azeite
300 grs de batata-doce
1 colher de chá de vinagre
1 folha de louro
300 grs de inhame
2 tomates médios maduros
2 cebolas médias
400 grs de banana verde, com casca
250 grs de batatas
sal q.b.
piripiri q.b.
300 grs de batata-doce
2 litros de água
Modo de Preparo:
Leve ao lume num tacho a refogar a cebola cortada às rodelas, o azeite, o pimento cortado às tiras, a folha de louro, a salsa e o tomate pelado e sem sementes e picado. Quando o pimento e a cebola amolecerem, junte o peixe e deixe refogar por mais 2 minutos. Junta-se a água a ferver o inhame cortado aos bocados e o vinagre. Deixe levantar fervura e a seguir juntam-se os dois tipos de batatas, as bananas e o bolombolo, todos estes ingredientes cortados às rodelas. Tempera-se de piripiri e sal e deixa-se cozer. Depois de cozido põe-se o preparado numa terrina e serve-se quente, acompanhado de papas de milho.

Papa de Milho
200 grs de farinha de milho fina
sal
3,5 dl de água
Mistura-se a farinha com a água e o sal e leva-se ao lume mexendo sempre até fazer estrada no fundo do tacho.


Salada de Lagosta à Moda de Cabo Verde

Ingredientes:
1 lagosta com 1 kg
azeite q.b.
vinagre q.b.
4 ovos
500 grs de batatas





Modo de Preparo:
Coze-se a lagosta em água temperada com sal grosso cerca de 20 minutos. Cozem-se as batatas juntamente com os ovos. Depois da lagosta cozida tira-se a casca e a tripa do dorso e corta-se aos bocados. Pelam-se as batatas e tiram-se a casca aos ovos e cortam-se às rodelas. Põe-se tudo em uma saladeira às camadas e tempera-se com azeite e vinagre e sal, se necessário. Sirva fresca.
E agora....hum ...mmm.... a Sobremesa mais saborosa do mundo!

Pudim de Queijo

Ingredientes:
500 gr de açúcar
2 dl de água
30 gr de margarina
80 gr de queijo tipo Serra
15 gr de farinha sem fermento
15 gr de maisena
6 ovos caramelo líquido





Modo de Preparo:
Leve o açúcar e a água ao lume até obter ponto de pérola (para confirmar se está em ponto de pérola, encha uma colher de calda e despeje-a lentamente. Está em ponto de pérola se, ao cair, formar um fio ligeiramente preso, cuja extremidade parece uma bolinha). Retire do lume, junte a margarina e mexa até a derreter. Junte o queijo ralado, a farinha, a maisena e os ovos. Misture bem e deite numa forma de pudim barrada com caramelo líquido, que deverá levar a cozer em banho-maria (no forno) durante cerca de 45 minutos.




Hum, hum........ Sabim, sabim moda nos terra .....












1 comentário:

Sabores de Portugal e Outros Sabores disse...

Hummm...Estas receitas parecem-me muito saborosas...Vou experimentar fazer o pudim de queijo.
Beijinhos